É com imensa satisfação que comunicamos a criação e lançamento da SALVAR – Associação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A SALVAR teve seu registro efetuado com Estatuto e Ata aprovados pelo Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas, em 13Nov2018. Seu lançamento oficial se deu no município de Poços de Caldas em 10 de dezembro de 2018.

Para assistir ao lançamento, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=P7KBPtMG7wU

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, cuja diretoria é composta por bombeiros militares, oficiais e praças que não possuem nenhum tipo de remuneração pela Associação.

A SALVAR surge com um objetivo principal: instituir uma Fundação Privada sem fins lucrativos para promover o crescimento e desenvolvimento do CBMMG. Essa Fundação terá como finalidade o previsto no inciso VII do artigo 62 do Código Civil instituído pela Lei Federal n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Art. 62 (...)

Parágrafo Único. A fundação somente poderá constituir-se para fins de:

(...)

VII – pesquisa científica, desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

(...)

Art. 66. Velará pelas fundações o Ministério Público do Estado onde situadas.

Para a criação da Fundação será necessário alavancar recursos para constituir o patrimônio e cobrir custos operacionais que atualmente giram em torno de R$300.000,00 (trezentos mil reais). Esse valor foi definido a partir de tratativas realizadas com a Promotoria de Justiça de Defesa da Tutela das Fundações, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

A meta consiste em arrecadar os recursos para que a inauguração da Fundação SALVAR ocorra no início do segundo semestre de 2019.

Importa salientar que o valor do patrimônio é definido pela Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e tem por objetivo servir de garantia para a sustentabilidade da Fundação.

Os custos operacionais, por sua vez, englobam despesas de manutenção das instalações (água, luz, internet, telefone etc), despesas com mobiliário, de pessoal civil contratado, durante pelo menos um ano, além de servir de fonte para iniciar as atividades meio que a Fundação irá executar para obter os recursos financeiros necessários ao atingimento da atividade finalística.

Todo os trabalhos relativos à SALVAR estão sendo levados ao conhecimento do Ministério Público, através da Promotoria responsável pela Curadoria das Fundações, uma vez que cabe àquele órgão velar pelas fundações.

Além do objetivo principal de criar a fundação, a SALVAR  irá atuar na promoção e apoio aos projetos sociais desenvolvidos ou que vierem a ser desenvolvidos pelo CBMMG em benefício da sociedade mineira e na disseminação de ações preventivas de primeiros socorros e melhoria da saúde .