SALVAR REALIZA CURSO DE APNEIA PARA BOMBEIROS COM A RECORDISTA MUNDIAL KAROL MEYER

Nossa associação organizou, nos dias 26 e 27 de abril, um curso no qual a mergulhadora catarinense Karolline Mariechen Meyer pode estar em Belo Horizonte ensinando técnicas de mergulho em apneia (mergulho apenas com o ar dos pulmões) para 30 bombeiros militares, sendo 26 de várias cidades de Minas Gerais e 4 bombeiros do estado da Bahia.

O treinamento contínuo faz parte da rotina de bombeiros militares. São centenas de ocorrências nos rios e lagoas em toda Minas Gerais, muitas delas ocasionando mortes por afogamentos. Esta é uma grande oportunidade para os profissionais que atuam no resgate de afogados e salvando vidas aperfeiçoarem suas técnicas operacionais. A apneia é um excelente recurso para ser usado quando se tem pouco tempo para acessar a vítima.

SOBRE KAROL MEYER

Há 20 anos, precisamente no dia 18 de junho de 1999, Karolline Mariechen Meyer se tornava a recordista mundial de Apneia Estática na cidade de Nice, na França. De lá para cá, os recordes mundiais foram aumentando e colocou o Brasil no cenário internacional da modalidade esportiva.

Essas habilidades com o meio aquático a fizeram conquistar o maior número de recordes mundiais em toda a história do esporte.

Dez anos após o primeiro recorde, em 2009 se consagrava como a mulher com o maior tempo de apneia do mundo, com 18 minutos e 32 segundos sem respirar, além de descer a 121 metros de profundidade, feito incluído também no Guinness World Records.

Lembra aquela brincadeirinha de criança de colocar a cabeça debaixo d’água e contar quantos segundinhos você consegue ficar sem respirar? Pois é, Karol Meyer levou aquilo a sério e desde criança passou a apreciar o esporte. Aquela mocinha apaixonada pelas águas se tornou referência mundial nas várias modalidades de Apneia.

Além dos registros mundiais, ela possui um vasto número de recordes sul-americanos, nacionais, dentre outras premiações de destaque. É também reconhecida como a melhor instrutora de apneia do mundo pela AIDA (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia).